InícioGuia Vantagens E Desvantagens Dos Cartoes de Credito

 Vantagens e desvantagens dos cartões de crédito



cartao de credito

Vantagens e desvantagens dos cartões de crédito

Com a crescente proliferação dos cartões de crédito, recebemos constantemente ofertas das entidades bancárias para a adesão aos seus diversos serviços relacionados com cartões de crédito.

É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre a sua real utilização e se realmente valerá a pena aquirir um cartão de crédito.

Dedicamos este artigo às vantagens e desvantagens dos cartões de crédito, tomando como base a generalidade dos cartões, sem avaliar nenhum em concreto.

O que é um cartão de crédito?

Para quem não conhece muito sobre este tema, é importante saber que as entidades bancárias disponibilizam vários tipos de cartões no momento de criação de uma conta.

Estes cartões poderão ser de débito ou de crédito, sendo que o primeiro tipo apenas permite utilizar o saldo que já se encontra disponível na sua conta.

Ao contrário dos cartões de débito, os cartões de crédito oferecem-lhe um orçamento adicional, que poderá utilizar sempre que precisar, com a possibilidade de pagar posteriormente em modalidades, com ou sem juros.

Veja o nosso artigo sobre o que é um cartão de crédito para informações mais detalhadas sobre o assunto.

Vantagens dos Cartões de Crédito

Hoje em dia, os cartões de crédito possuem inúmeras vantagens para os seus utilizadores.

Várias vantagens de possuir um cartão de crédito:

  • O orçamento disponível permite-lhe efetuar compras num determinado momento, sem ter que esperar pelo seu próximo salário, permitindo-lhe aproveitar uma determinada promoção ou utilizar o dinheiro para fazer face a uma despesa inesperada.
  • Permite o pagamento do valor utilizado em prestações suaves e um apoio personalizado sobre a sua utilização.
  • Além de poderem ser utilizados em todo o mundo, os cartões de crédito oferecem diversas vantagens não só aos seus titulares ao agregado familiar dos mesmos. Estas vantagens incluem, entre outras:
    • Descontos em produtos e lojas aderentes;
    • Seguros de viagem;
    • Proteção contra furto;
    • Retorno de uma determinada percentagem do dinheiro utilizado.

Este artigo não pretende avaliar nenhum tipo de cartão em concreto, esta é uma avaliação geral sobre as suas vantagens, pelo que se pretender obter mais informação, veja o nosso artigo sobre quais os diferentes tipos de cartões de crédito que existem no mercado.

Logo, as vantagens enumeradas acima podem variar de cartão para cartão. Mesmo dentro de um determinado tipo de cartão de crédito (por ex. Visa), as vantagens variam consoante o perfil do utilizador.

Desvantagens dos Cartões de Crédito

Certamente que os cartões de crédito, apesar de terem muitas vantagens, apresentam algumas desvantagens.

Vejamos algumas das principais desvantagens dos cartões de crédito:

  • Dependendo do cartão, se usufruir do montante de crédito disponível, poderá ter juros associados ao uso desse montante;
  • É necessário estar sempre consciente de estar a utilizar dinheiro que, de facto, ainda não lhe pertence e que terá que devolver no futuro.

Antes de tomar uma decisão, consulte sempre o seu gestor de conta, pois como já referimos em cima, este artigo apenas pretende dar uma visão geral sobre os cartões de crédito. O seu gestor de conta poderá elucidar melhor sobre as vantagens e desvantagens do cartão de crédito que pretender adquirir.