InícioGuia O Que E Um Cartao de Credito

 O que é um cartão de crédito?



cartao de credito

O que é um cartão de crédito?

Uma das formas de pagamento mais utilizadas nos nossos dias são sem dúvida os cartões bancários. Com esta crescente utilização, os bancos criaram vários tipos de cartões que proporcionam aos seus utilizadores diversas vantagens, como é o caso do cartão de crédito. Mas afinal o que é um cartão de crédito? Como obtê-lo? Quais as vantagens?

O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um instrumento fornecido pelas entidades bancárias para efetuar pagamentos. Estes cartões permitem que o titular faça compras sem a necessidade de ter o dinheiro na sua conta, isto é, a entidade bancária cede um limite de crédito disponível e posteriormente o titular tem o dever de repor na sua conta o dinheiro que foi utilizado. O crédito que é concedido varia consoante o cliente, dependendo, regra geral, dos rendimentos de cada pessoa ou das transações que são efetuadas pela conta bancária.

Aspeto de um cartão de crédito

Um cartão de crédito é um tipo de de cartão bancário que, na sua forma e apresentação, não difere dos restantes cartões:

  • É feito de plástico;
  • Está equipado com um chip e uma banda magnética;

O cartão de crédito possui algumas particularidades muito importantes, sobretudo ao utilizar o mesmo como forma de pagamento na Internet.

Assim sendo, este cartão apresenta na frente:

  • O nome do titular;
  • A data de validade do cartão;
  • O número do cartão;

No verso do cartão encontra-se um código, também conhecido por CVV2, que não é mais do que o número de segurança do cartão de crédito.

Qual é a diferença entre um cartão de crédito e um cartão de débito?

Conforme mencionámos acima, um cartão de crédito permite fazer pagamentos sem ter o dinheiro na conta no momento da compra. Por outras palavras, é como se fosse concedido um crédito que o titular é obrigado a pagar posteriormente. O cartão de crédito permite levantar dinheiro, fazer pagamentos, seja em terminais ou pela Internet.

O cartão de débito é o cartão normal que está associado à conta bancária, permitindo o levantamento de dinheiro, o pagamento de compras, mas apenas está limitado à quantia de dinheiro que o titular possui na conta. Este cartão não permite efetuar compras pela Internet.

Tanto o cartão de crédito como o cartão de débito podem estar sujeitos a anuidades, que variam consoante o tipo de cartão, o tipo de conta ou o banco.

Vantagens e desvantagens dos cartões de crédito

As principais vantagens de possuir um cartão de crédito:

  • Se pretender efetuar uma compra num determinado momento, porque encontrou um bom negócio ou porque precisa mesmo de pagar uma conta, não necessita de ter o dinheiro disponível na conta;

  • Poderá pagar o dinheiro que utilizou a crédito em várias prestações (esta modalidade depende do tipo de conta associada);

As grandes desvantagens dos cartões de crédito:

  • Existe a ilusão de ter o dinheiro, mas na verdade está a desfrutar de um crédito que deverá ser reembolsado posteriormente.

  • Poderão existir juros associados ao montante que utilizou;

Se pretender obter mais informações, consulte o nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens dos cartões de crédito.