InícioGuia O Que Sao Os Esquentadores

 O que são os esquentadores?



cartao de credito

O que são os esquentadores?

Há muito tempo que os esquentadores entraram na casa das famílias como um elemento importante nas suas vidas.

Apesar de existirem outros sistemas de aquecimento de água, os esquentadores tornaram-se num dos mais populares, tanto pela sua facilidade de uso, como na economia que favorecem.

O que são os esquentadores?

Os esquentadores são aparelhos utilizados para o aquecimentos de águas e os seus diversos sistemas utilizam gás propano/butano ou gás natural para o seu funcionamento.

Existem diversos tipos de sistemas que podem ser inteligentes ou manuais e o seu sistema de funcionamento e montagem difere uns dos outros.

Como funcionam os esquentadores?

Os elementos importantes no sistema de funcionamento dos esquentadores são:

  • Chama Piloto;
    • Queimador;
  • Permutador de calor;
  • Serpentina;
  • Sistemas de Segurança;

No caso dos esquentadores manuais (ex: Esquentador de isqueiro) é necessário, antes de utilizar, ligar a chama piloto, e no fim da sua utilização, voltar a desligar para evitar o consumo desnecessário de gás.

Nos sistemas inteligentes, a chama é accionada quando se abre uma torneira e nesse momento o queimador começa a funcionar e a água que atravessa o permutador de calor através da serpentina, começa a aquecer.

Os sistemas de segurança existentes no esquentador evitam que exista um sobre-aquecimento da água e também, no caso da chama piloto se apagar, cortar imediatamente o fornecimento para que não haja nenhuma fuga de gás.

Este sistema é contínuo enquanto possui a torneira aberta, pois quando a fecha, o sistema reinicia e é possível que neste intervalo, venha alguma água fria.

Tipos de Esquentadores

Existem vários tipos de esquentadores que possuem sistemas de funcionamento diferentes, que vão desde sistemas manuais, onde é necessário ligar a chama piloto antes de cada utilização, até sistemas inteligentes que accionam essa chama quando se abre uma torneira.

No mercado é possível encontrar uma grande variedade de esquentadores e estes são divididos geralmente nas seguintes categorias:

  • Esquentadores de isqueiro;
  • Esquentadores a pilhas;
  • Esquentadores de hidrogerador;
  • Esquentadores ventilados;

Se pretender obter informação detalhada acerca de cada um destes sistemas, veja o nosso artigo sobre os diferentes tipos de esquentador.

Compatibilidade com os painéis solares

Nem todos os esquentadores são compatíveis com o sistema de painéis solares, por isso, se estiver interessado em investir neste aparelho, é necessário confirmar primeiro a sua compatibilidade.

Estes aparelhos entram na gama dos esquentadores inteligentes e apenas são accionados caso a temperatura da água que provém dos painéis solares seja inferior a 65 Cº, caso contrário utilizam o gás.

Os esquentadores compatíveis com os painéis solares possuem um custo superior e o seu investimento apenas compensa se possuir o sistema e obtenha dele um bom rendimento.

É preciso também ter em conta que os esquentadores servem como um suporte ao sistema de painéis solares e permitem que não haja uma total dependência.

Como foi referido, existe uma grande variedade de esquentadores que diferem entre si no seu funcionamento e na montagem.

Se pretender investir num destes aparelhos, veja o nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de esquentadores e analise qual deles se enquadra melhor nas suas necessidades.