Durante a utilização, muitas das vezes surgem dúvidas sobre como pagar o cartão de crédito.
As modalidades e prazos de pagamento variam consoante a instituição bancária e também segundo o tipo de cartão que possuímos.
Vejamos em baixo as várias situações com as quais se poderá vir a deparar aquando da celebração de um contrato para a utilização de um cartão de crédito.
Sempre que se adquire um cartão de crédito é estabelecido um contrato entre o cliente e a instituição bancária e nesse contrato também é firmado o montante disponível de crédito, os juros, anuidades, períodos e modalidades de pagamento.
É comum existirem sempre duas modalidades de pagamento disponíveis para o cliente:
O banco define sempre um período de tempo em que o cliente pode pagar a totalidade do crédito utilizado.
Este período de tempo é sempre estabelecido na celebração do contrato e varia de banco para banco e de cartão para cartão.
Uma das grandes vantagens de optar por esta modalidade, poderá ser a isenção dos juros associados ou juros adicionais, pagando apenas o montante utilizado.
Além de poder pagar a totalidade do montante utilizado de uma só vez, existe por vezes a possibilidade do cliente optar pelo pagamento parcial do crédito, isto é, dividir por várias prestações.
Esta modalidade, apesar de ser mais cómoda para o cliente, implica o pagamento de juros ao banco. Esses juros estão associados ao valor da prestação e ao tempo estipulado para o pagamento.
Quanto menor for a quantia e maior a duração do pagamento, maiores serão os juros pagos à instituição bancária.
Existem determinados cartões de crédito que permitem a utilização do montante em crédito sem que seja cobrado nenhum tipo de juro.
Existe um período de tempo em que isso é possível, regra geral, até um mês depois da utilização do crédito e desde que este seja pago na totalidade e não em modalidades.
Esta vantagens varia de cartão para cartão e também depende do banco, pelo que o cliente deverá estar atento ao contrato assinado e procurar nas cláusulas se existe esta possibilidade e caso exista, qual o período de tempo que tem disponível para devolver o dinheiro sem pagar juros.
Existe uma modalidade dos cartões de crédito que não possui anuidade.
Estes cartões estão livres do pagamento anual que está implícito pelo sua utilização, sendo assim, só paga aquilo que utiliza, não pagando nenhuma taxa por possuir o cartão.
A anuidade e os juros são coisas completamente diferentes, o cartão pode não possuir uma anuidade, mas poderá pagar juros associados à utilização do montante em crédito.
Veja o nosso artigo sobre os cartões de crédito sem anuidade, para obter mais informações sobre esta matéria.
Sempre que celebrar um contrato para a utilização de um cartão de crédito, leia atentamente todas as cláusulas.
Convém sempre estarmos informados de todas as condições (direitos e deveres) celebradas para que não existam dúvidas de como pagar o cartão de crédito.