InícioGuia Escolher O Melhor Cartao de Credito

 Escolher o melhor cartão de crédito



cartão de crédito

Escolher o melhor cartão de crédito

Com a diversidade de ofertas que existem no mercado, a tarefa de escolher o melhor cartão de crédito torna-se algo complicada.

Neste artigo pretendemos expor as várias opções que os bancos disponibilizam, fornecendo informações que lhe permitem analisar e concluir qual será a melhor solução para o seu caso.

Escolher o melhor cartão de crédito

Hoje em dia os bancos oferecem tantos produtos que a decisão de escolher o melhor cartão de crédito torna-se subjetiva e dependente de cada cliente.

Porém, existem alguns aspectos que deverá ter em consideração, antes de tomar a decisão de aderir a um determinado cartão de crédito.

Montante de crédito disponível

Apesar de o limite de crédito disponibilizado ser dependente da capacidade financeira do cliente, nomeadamente os rendimentos anuais, é sempre aconselhado ter em conta se esse limite satisfaz as suas necessidades.

Juros e anuidade

Outra questão fundamental para escolher o melhor cartão de crédito é o valor dos juros. Os juros podem variar de cartão para cartão e também pode existir um período de tempo em que não paga qualquer quantia adicional pela utilização do cartão de crédito.

Alguns cartões estão livres de anuidade, pelo que só paga os juros se utilizar o cartão, caso contrário não possui nenhum custo.

Outras Vantagens

Regra geral, cada cartão oferece outras vantagens, que podem ir desde descontos em lojas aderentes, apoio em situações de emergência, proteção online, entre outras.

Estas vantagens poderão pesar na sua decisão.

Quais os diferentes tipos de cartões de crédito?

Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de cartões de crédito disponíveis no mercado.

Apesar de cada instituição bancária possuir os seus próprios cartões, utilizam serviços fornecidos por entidades internacionais, em que as mais conhecidas são:

  • MasterCard;
  • Visa;
  • American Express;

A utilização destes serviços permite que o seu cartão de crédito seja aceite em todo mundo, permitindo fazer compras em qualquer ponto do planeta.

Se pretender mais informações acerca desta matéria, visite o nosso artigo sobre quais os diferentes tipos de cartões de crédito.

Vantagens e desvantagens dos cartões de crédito

Como sucede com todos os produtos e serviços, os cartões de crédito também possuem vantagens e desvantagens.

Vejamos então quais são as principais vantagens de possuir um cartão de crédito:

  • O orçamento disponível permite-lhe efetuar compras num determinado momento, sem ter que esperar pelo seu próximo salário, permitindo-lhe aproveitar uma determinada promoção ou utilizar o dinheiro para fazer face a uma despesa inesperada.

  • Permite o pagamento do valor utilizado em prestações suaves e um apoio personalizado sobre a sua utilização.
  • Além de poderem ser utilizados em todo o mundo, os cartões de crédito oferecem diversas vantagens não só aos seus titulares ao agregado familiar dos mesmos. Estas vantagens incluem, entre outras:
    • Descontos em produtos e lojas aderentes;
    • Seguros de viagem;
    • Proteção contra furto;
    • Retorno de uma determinada percentagem do dinheiro utilizado.
  • Este artigo não pretende avaliar nenhum tipo de cartão em concreto, esta é uma avaliação geral sobre as suas vantagens, pelo que se pretender obter mais informação, veja o nosso artigo sobre quais os diferentes tipos de cartões de crédito que existem no mercado.

    Logo, as vantagens enumeradas acima podem variar de cartão para cartão. Mesmo dentro de um determinado tipo de cartão de crédito (por ex. Visa), as vantagens variam consoante o perfil do utilizador.

    Desvantagens dos Cartões de Crédito

    Certamente que os cartões de crédito, apesar de terem muitas vantagens, apresentam algumas desvantagens.

    Vejamos algumas das principais desvantagens dos cartões de crédito:

  • Dependendo do cartão, se usufruir do montante de crédito disponível, poderá ter juros associados ao uso desse montante;
  • É necessário estar sempre consciente de estar a utilizar dinheiro que, de facto, ainda não lhe pertence e que terá que devolver no futuro.

Para escolher o melhor cartão de crédito, deve sempre efetuar um análise aprofundada do mercado, não só verificando as ofertas do seu banco como as das outras instituições bancárias.

Leia bem o contrato que assina, tome sempre atenção às cláusulas, para que esteja bem ciente dos compromissos que prestes a assumir.