O que é um cartão de crédito pré-pago?
Um cartão de crédito pré-pago, na sua essência, não é um cartão de crédito. Afinal de contas, o fornecedor nunca lhe adianta dinheiro. O pagamento é efetuado apenas com o dinheiro que o próprio utilizador deposita no cartão.
No entanto, o cartão funciona como um cartão de crédito quando tem um saldo positivo. Assim, se tiver um cartão pré-pago Mastercard, pode pagar em todos os lugares que aceitem Mastercard. Tanto na internet como nas lojas.
Diferenças em relação a um cartão de crédito real
· Não será questionado sobre o seu rendimento ou situação financeira quando se candidatar.
· Tem de recarregar o cartão com o seu próprio dinheiro.
· Alguns cartões suportam apenas um saldo limitado. Nunca é possível obter um saldo negativo.
· Não é possível reembolsar uma compra às prestações.
Para quem é adequado um cartão pré-pago?
Um cartão pré-pago está disponível para qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade. Destina-se principalmente às pessoas que não podem obter um verdadeiro cartão de crédito. Por exemplo, porque têm rendimentos irregulares ou dívidas.
No entanto, o cartão também pode ser útil apenas para compras online. Também é útil como alternativa ao dinheiro em espécies nos restaurantes, estações de comboio ou supermercados.
No entanto, para reservas e pagamentos de garantias este cartão não é adequado. Num hotel ou numa agência de aluguer de automóveis, regra geral, não é possível utilizá-lo.
Cartões de crédito pré-pagos: esteja atento aos custos
No caso de um cartão de crédito pré-pago, você tem de efetuar um carregamento antes de o poder utilizar. Os emissores destes cartões cobram uma taxa por este carregamento.
A aquisição, a manutenção e a anulação do cartão podem igualmente ser objeto de encargos. Se não utilizar o cartão durante um longo período de tempo, poderá ter de pagar uma multa.
As entidades emissoras nunca cobram exatamente as mesmas taxas. Este facto torna muito difícil a comparação de preços.
Custos anuais indicativos
Para uma comparação justa, incluímos uma exemplo de indicação de custos (ver quadro nas avaliações).
A figura mostra o custo médio anual do cartão se o comprar, depositar 1000 euros no cartão através de Multibanco ou de transferência bancária e se cancelar ao fim de 3 anos, com reembolso do saldo residual. Não utilizou o cartão nos últimos um ano e meio.
Para mais informações sobre os custos de utilização, consulte a análise completa do cartão.